Renda Mínima

O Renda Familiar Mínima é um programa de transferência de renda criado no ano 2000 com a finalidade de garantir assistência aos cidadãos em situação de exclusão social. Administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, ele é mantido com recursos exclusivamente municipais. Por meio dele, dois por cento da arrecadação municipal são destinados a um repasse que é feito às mais de 750 famílias cadastradas no programa. O Renda Mínima também possibilita a inclusão de jovens de 16 a 24 anos de idade em cursos de capacitação.

INFORMAÇÕES

Secretaria de Assitência Social
Endereço: Rua José Basílio Alvarenga, 32 Sala 01
Telefones: 4653 3834/4655 0436

Viver Bem

O Projeto Viver Bem foi criado no final de 2009 pela Secretaria de Saúde de Arujá. A proposta é a de atender aos usuários portadores de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, incentivando a prática de exercícios físicos regulares. O incentivo ao esporte visa proporcionar melhora no trabalho cardiovascular e cardiorrespiratório e, além disso, minimizar o sedentarismo, apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o inimigo público número um da saúde e responsável pela morte de cerca de 3,2 milhões pessoas por ano em todo o mundo. Com a realização de atividades físicas, a prevenção se torna maior, o que melhora as condições de saúde do paciente e proporciona a diminuição da procura por consultas médicas.

INFORMAÇÕES

Secretaria de Saúde
Endereço: Rua Major Benjamin Franco, nº 425, Centro
Email: saúde@aruja.sp.gov.br
Telefones: 4652 1079 / 4653 3535.

Aprender Sorrindo

O projeto Aprender Sorrindo, criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Saúde, atende crianças e adolescentes nas escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa visa prevenir doenças bucais a partir de uma escovação eficiente, que é ensinada aos alunos nas unidades escolares. O projeto tem por objetivo a diminuição - a curto, médio e longo prazo - das incidências de cárie e problemas gengivais, e o incentivo ao hábito saudável como forma de reduzir a necessidade de intervenções curativas (restaurações, canais) ou até cirúrgicas (extrações) nos futuros jovens e adultos.

INFORMAÇÕES

Coordenadoria de Saúde Bucal
Responsável: Cid Roberto Cury
Email: saudebucal@aruja.sp.gov.br
Telefones: 4652-1079 / 4653-3556.

Centro de Convivência da 3ª Idade

O Centro de Convivência da Terceira Idade é uma unidade municipal, vinculada à Secretaria de Assistência Social, que centraliza todas as atividades oferecidas pela Prefeitura às pessoas da terceira idade. Os participantes têm, gratuitamente, aulas de ioga, ginástica, hidroginástica e artesanato. Além disso, participam de diversos passeios promovidos pela administração municipal. Para participar, basta ter 60 anos de idade ou mais e residir em Arujá.

INFORMAÇÕES

Centro de Convivência da 3ª Idade
Endereço: Rio de Janeiro, nº 245, Jardim São José
Telefone: 4651-0308.

Promesp

O Programa Municipal de Esportes (Promesp) foi lançado em agosto de 2009 com o objetivo de democratizar o acesso à prática esportiva em Arujá. Ele atende hoje mais de 4 mil pessoas de todas as idades. Além de incentivar hábitos saudáveis, o programa trabalha equipes de base para disputas oficiais. Futsal, futebol, voleibol judô, basquete, ginástica artística, yoga, taekwondo, ginástica, boxe, handebol, karatê, voleibol adaptado para a terceira idade e tênis de mesa são algumas das modalidades oferecidas gratuitamente por meio do Promesp.

INFORMAÇÕES

Secretaria Municipal de Esportes
Endereço: Rua Maranhão, nº 385, Centro
Telefone: 4655 0851.

PAT

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. A unidade oferece serviços gratuitos de intermediação de mão-de-obra, de captação de vagas junto às empresas, de encaminhamento do seguro-desemprego, de emissão de carteira de trabalho, além de possuir informações e inscrições para os programas de qualificação profissional e de atendimento à pessoa portadora de deficiência.
No PAT funciona o Emprega São Paulo, cuja missão primordial é ser um intermediário gratuito entre candidatos residentes e empregadores que disponibilizarem vagas de emprego no Estado de São Paulo.

INFORMAÇÕES

Posto de Atendimento ao Trabalhador - PAT
Endereço: Rua Professor João Feliciano, nº75, Bairro dos Barbosas
Telefone: 4653 4057 / 4653 1230.

Banco do Povo

O Banco do Povo oferece financiamentos para empreendedores de micros e pequenos negócios, para capital de giro e para investimentos fixos, como forma de viabilizar as iniciativas de ocupação e geração de renda. As linhas crédito se destinam aos empreendedores formais ou informais, às cooperativas ou formas associativas de produção ou trabalho que demonstrem faturamento, aos microempreendedores individuais (MEI) e pessoas físicas que trabalhem por conta própria. Para obter o financiamento, é necessário atender a alguns requisitos básicos, como residir no município há mais de dois anos (ou ter negócio no município pelo mesmo período), ter endereço fixo, ser maior de idade ou emancipado legalmente.

INFORMAÇÕES

Espaço Empreendedor
Endereço: Rua Ademar de Barros, 60 Centro Arujá SP
Tel:.