Minha Casa


Dicas de economia de água

Você sabia?
A água é um bem natural precioso encontrado em grande quantidade no planeta, mas possui um tratamento caro para poder chegar em condições de consumo pela população.
Especialistas afirmam que o desperdício atual no consumo pode ocasionar sérios problemas de falta de água para as gerações futuras.
Composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, a água é vital para a manutenção de todas as formas de vida conhecidas em nosso planeta. Além disso, ela cobre 70% da superfície da Terra, o equivalente a 1.386 milhão de metros cúbicos, e compõe 75% do corpo humano.
Em condições normais de temperatura e pressão, a água é encontrada em estado líquido. Há também os estados gasoso e sólido (gelo).
Cerca de 70% da água existente na Terra é salgada e encontrada nos oceanos. Já a água doce tem 10% de consumo residencial e cerca de 70% voltado às atividades da agricultura.

Dicas de economia:
  • Ao escovar os dentes e se barbear, manter a torneira fechada;
  • Fechar a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres;
  • Usar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima;
  • Tomar banho rápido e procurar se ensaboar com o chuveiro desligado;
  • Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios, dificulta o tratamento da água e é proibida pela lei municipal nº 2543/2013;
  • Não deixar que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residência;
  • Entrar em contato com a companhia de água ao verificar vazamentos de água na rede externa;
  • Usar a descarga no vaso sanitário apenas o necessário. Manter a válvula sempre regulada;
  • Reutilizar a água sempre que possível;
  • Utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas;
  • Usar vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira;
  • Lavar o carro com balde ao invés de mangueira;
  • Captar a água da chuva com baldes e utilizá-la para lavar carros, quintais e regar plantas;
  • Tratar a água de piscinas para não precisar trocar com frequência e cobri-las com lona quando não estiver em uso para evitar a evaporação;
  • Colocar sistemas de controle de fluxo de água (aeradores) no bico das torneiras.

  • Arujá
    O município de Arujá é abastecido pelo Sistema Produtor Alto Tietê (Spat), do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) do Estado de São Paulo, que atende também os municípios de Suzano, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Itaquaquecetuba, todos no Alto Tietê, além de parte de Guarulhos e bairros da zona leste do estado.
    Atualmente, o Spat oferece 15 mil litros de água por segundo para garantir o abastecimento de mais de quatro milhões de pessoas. O sistema é composto por cinco reservatórios: Ponte Nova, no rio Tietê, entre Salesópolis e Biritiba Mirim; Paraitinga, no rio Paraitinga, em Salesópolis; Biritiba, no rio Biritiba, no limite com Mogi das Cruzes; Jundiaí, no rio Jundiaí, em Mogi; e a barragem de Taiaçupeba, no limite de Mogi com Suzano.


    Regularização de loteamento


    Histórico do município O município de Arujá possui 58,7 km² de área urbana e 39 km² de área rural. E uma de suas características mais marcantes é o fato de 52% desse território ser considerado área de proteção de mananciais, cujos recursos naturais, por lei, devem ser preservados.
    Ao assumir o governo em janeiro de 2009, a atual administração encontrou o município com 42 núcleos habitacionais irregulares. Por conta disso, a Prefeitura de Arujá instituiu uma política de regularização de imóveis, com ações que permitiram que, até janeiro de 2012, 11 núcleos desses núcleos já estivessem legalizados.

    Compra de área


    No final de 2010, a Prefeitura adquiriu uma área de 661 alqueires (16.000.000m²), localizada na mesma Bacia Hidrográfica onde Arujá está inserida.
    A medida foi importante porque a área, de mata nativa, está sendo utilizada como a compensação ambiental exigida pela legislação para que o processo de regularização fundiária de vários núcleos seja efetivado. Um desses núcleos é o Parque Rodrigo Barreto, um dos maiores e mais importantes do município, cujo processo de regularização está em fase final junto aos órgãos ambientais.

    Descrição do programa


    O programa de regularização fundiária do município de Arujá é conduzido pela secretaria municipal de Habitação. O objetivo do programa é legalizar o parcelamento de áreas urbanas que estão em desacordo com a lei, para fins de habitação.
    A legalização é muito importante porque somente após a regularização é possível conseguir a liberação da documentação do terreno e o registro definitivo da escritura do imóvel.

    O que é e para que serve o Registro do Imóvel?


    Da mesma maneira que uma pessoa tem uma Certidão de Nascimento ou uma Carteira de Identidade, todo imóvel possui um documento que comprova que ele existe.
    Esse documento, que se chama matrícula, identifica a origem do imóvel. Somente por meio da matrícula é possível conhecer o histórico do imóvel, sua metragem, suas características e limites.
    Sempre que a propriedade desse imóvel passa de uma pessoa para outra (seja por que foi comprada, herdada, doada, etc.) é necessário que essa transferência seja registrada na matrícula.
    O Registro é o instrumento legal que comprova que uma pessoa passou a ser a legítima proprietária de um imóvel. Graças ao Registro, também é possível controlar e dar segurança aos negócios jurídicos envolvendo o imóvel.

    Por que preciso da escritura?

    Pelas leis do País, sem escritura, você não é o dono do imóvel. Quem não tem escritura registrada no Cartório de Registro de Imóveis, não pode garantir sua propriedade. E só a escritura não adianta; Ela tem que estar registrada.

    Pago todos os impostos do meu imóvel em dia. Meus direitos estão garantidos?

    Não. Pagar o IPTU na Prefeitura não dá direito ao morador de ser dono do imóvel. Somente a escritura registrada possibilita isso.

    Duvidas?

    Envie suas dúvidas sobre Habitação e Regularização Fundiária para o e-mail: expedientedahabitacao@aruja.sp.gov.br


    Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária informa:



    Onde se dirigir para obter informações sobre a situação sobre loteamento ou imóvel:

    Secretaria de Habitação
    Rua José Basílio Alvarenga, 90 -Vila Flora Regina
    Email: secretariadehabitacao@aruja.sp.gov.br
    Telefone: 4653-3098 (direto)

    Qualquer cartório (tabelionato) poderá expedir a escritura?

    Cartório de Notas de Santa Isabel
    Telefone:11-4656-3269
    Endereço: Rua Fernandes Cardoso - 356 - Bairro 13 de Maio - Santa Isabel - SP
    E-mail:tabeliao@terra.com.br

    Cartório de Igaratá
    Telefone:11-4658-1142
    Endereço: Rua Moacir Prianti Chaves - 21 - Centro - Igaratá - SP
    E-mail:cartorio.igarata@uol.com.br

    Cartório de Notas de Arujá
    Telefone:11-4655-4345
    Endereço: Av. João Manoel - 518 - centro - Arujá - SP
    E-mail:cartorio@ig.com.br


    Programas


    Descrição do projeto
    Até janeiro de 2012, o Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, já havia contratado a construção de 1.462.133 moradias em todo o país.
    Mais de 540 mil unidades habitacionais já foram entregues, do total de 719.522 concluídas. Atualmente, 742.611 casas e apartamentos estão em construção.
    E na segunda fase do programa, o governo federal vai investir R$ 125,7 bilhões na construção de 2 milhões de moradias até 2014.

    Situação em Arujá
    Em Arujá, o único projeto confirmado do Programa é resultado de uma parceria com o governo estadual, por meio da Agência Casa Paulista, que prevê, na primeira fase, a construção de 391 moradias populares no bairro Fazenda Albor, na região do Jardim Emília, por meio do CDHU.

    Como aderir
    Todas as regras que vão definir como serão feitas as adesões ao programa, para aquisição das 391 moradias já contratadas para Arujá ainda estão sendo definidas.
    Assim que os critérios forem definidos, a Prefeitura de Arujá comunicará a todos os munícipes.

    Meu cuidado com Arujá
    Cuidar bem da nossa cidade é obrigação da Administração Municipal e das empresas contratadas para essa finalidade. Mas você pode e deve ajudar, fiscalizando o trabalho executado e informando onde há problemas. Se sua rua não foi bem cuidada; se a limpeza não está sendo feita corretamente, clique no serviço que está prejudicado e nos ajude:

    Reclamações, Sugestões e Críticas