Prefeitura de Arujá
Serviços faz ação de limpeza e lavagem de ruas
27-06-2020
A Secretaria de Serviços de Arujá realizou na quinta-feira (25/06) uma ação de limpeza e lavagem de ruas no Parque Rodrigo Barreto e no Centro Residencial. O objetivo da força-tarefa foi higienizar locais que são alvo recorrente de descarte irregular de lixo e entulho.
       
Com o apoio de retroescavadeira e caminhões, as equipes da Prefeitura removeram grande quantidade de entulho, resíduos e objetos em desuso despejados irregularmente pela população. A iniciativa visa combater a poluição e fazer a manutenção dos bairros.

O trabalho ocorreu por meio de uma ação conjunta entre a Prefeitura e a nova empresa contratada para realizar a coleta de lixo e outros serviços de limpeza urbana no município. Outros locais devem receber a ação nos próximos dias.

Apoio da população

Para minimizar a prática de descarte irregular, é fundamental o apoio e a participação da população em dar destino correto ao próprio resíduo e fazer denúncias à Fiscalização de Meio Ambiente (4653 1845) ou à Guarda Municipal (153), que atende também aos fins de semana. Anotar números de placas de veículos, fotografar ou mesmo gravar os dias e horários dos despejos são formas de colaboração.

Além de prejudicar o meio ambiente e poluir a cidade, o descarte irregular de lixo e entulho em Áreas de Proteção Permanente (APPs), Áreas de Proteção Ambiental (APAs), beiras de estradas e ruas pode resultar em multa de mais de 3 mil reais, conforme previsto na Lei Municipal 1.176/1996.
Veja também