Prefeitura de Arujá
Supermercados: Prefeitura intensifica medidas
26-03-2020
    Com o objetivo de conter a disseminação do coronavírus (Covid-19) no município, a Prefeitura de Arujá publicou nesta quinta-feira (26/03) uma resolução que intensifica as medidas de controle de acesso aos estabelecimentos comerciais de alimentos.

    O ato oficial, deliberado pelo Comitê Administrativo Covid-19, estabelece regras para evitar aglomerações no interior de supermercados, mercados, hortifrutis e outros comércios similares. Entre as determinações está a organização e a demarcação na fila de espera na entrada dos estabelecimentos e no caixa.

    Segundo a decisão, cada empreendimento deverá calcular o número de pessoas que cabem no interior dos prédios, de acordo com o comprimento em metros lineares dos corredores. Isso significa que se o espaço tem 10 metros de comprimento, ele poderá ser ocupado por 5 (cinco) pessoas, para manter distância de dois metros entre elas.

    Nesse sentido, se o mercado, por exemplo, possui 10 corredores com 10 metros de comprimento cada, sua lotação máxima será de 50 pessoas no total. Além disso, os estabelecimentos precisam manter um colaborador na entrada para controlar o acesso dos consumidores. Um cliente só poderá entrar assim que outro sair.

    O texto também estabelece que sejam adotadas diversas medidas de higienização que devem ser seguidas à risca pelos funcionários. Isso vale principalmente para a limpeza das manoplas e das bordas dos carrinhos, cestos de compra e demais itens passíveis de contato humano.

    A resolução descreve ainda outras determinações mais específicas, conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Todas as regras podem ser conferidas na resolução 01, de 25 de março de 2020, publicada no Diário Oficial Eletrônico do município. O documento está na edição 184, disponível no link www.diariooficial.prefeituradearuja.sp.gov.br.
Veja também