Prefeitura de Arujá
Reforma previdenciária: Arujá participa de palestra
04-11-2019
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) promoveu, em Mogi das Cruzes, a palestra “Reforma da Previdência e seus impactos nos municípios”. Arujá foi representada pela diretora do Departamento de Recursos Humanos, Paulina Ribeiro. Planejamento estratégico, mapeamento e manualização de atividades foram outros tópicos do evento.

O foco principal para as cidades que possuem regime previdencial próprio foram os levantamentos atuariais, concessões de aposentadorias, pensões e cuidados especiais com reformas sem análise financeira de curto, médio e longo prazo.

A palestra foi ministrada pela consultora jurídica da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), Magadar Briquet Briguet, e pelo especialista em gestão, processos e pessoas e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Vagner Sandoval.

Magadar focou as mudanças impostas pela reforma e a necessidade dos municípios desenvolverem planos de saúde preventivos, uma vez que os afastamentos de servidores impactam financeiramente e elevam os custos com tratamento e aposentadorias por invalidez.

Já Sandoval abordou questões referentes ao planejamento estratégico, definição de missão, valores e visão, trabalho integrado entre gestores, aperfeiçoamento de competências, aprimoramento de processos, comunicação eficiente, alinhamento de metas, trato cauteloso de conflitos e separação do que é pessoal e corporativo.

“Eles fizeram uma abordagem para alertar os municípios sobre as mudanças que virão. Foi um evento muito proveitoso”, afirmou Paulina.

Veja também