Prefeitura de Arujá
Prazo de inscrição para eleição do Conselho Tutelar termina dia 30
26-04-2019
A próxima terça-feira (30/03) é o último dia para os arujaenses inscreverem-se à eleição direta do Conselho Tutelar de Arujá. Os mandatos serão de quatro anos e preveem remuneração mensal de R$ 2.161,18. O atendimento acontece na União dos Conselhos de Arujá (Unica), na Rua Adhemar de Barros, 60, no Centro.

Entre as etapas da eleição estão um curso prévio promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com frequência obrigatória de 100%; aproveitamento de 80% em prova preliminar; aprovação em exame psicotécnico e participação no debate do dia 6 de setembro.

A eleição será em 6 de outubro, das 8 às 17 horas, na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEIA) I, localizada na Avenida Amazonas, 219, no Planalto. Todo eleitor em dia com a Justiça Eleitoral pode votar e a nomeação e posse dos conselheiros eleitos serão em 10 de janeiro de 2020.

Conselheiro

 O conselheiro tutelar é encarregado por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, atendendo-os e requisitando serviços públicos de qualidade, entre outras atribuições.

A candidatura é permitida ao cidadão com reconhecida idoneidade moral, idade superior a 21 anos, residência fixa em Arujá, direitos políticos em pleno gozo, nenhuma condenação criminal, ensino médio completo e dois anos de experiência na área de defesa ou atendimento dos direitos das crianças e adolescentes.

Respeitando estes critérios, basta comparecer no prazo de inscrições à União dos Conselhos de Arujá (Unica) e apresentar duas fotos 3x4, cópias autenticadas de cédula de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante da última votação ou certidão de quitação eleitoral e comprovante de residência; certidão negativa criminal original e currículo detalhado especificando o trabalho na área da promoção, proteção e defesa da criança e do adolescente, comprovando-o mediante registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social ou declaração original

Edital

O edital 3.588/2019 está disponível para consulta na íntegra no site da Prefeitura de Arujá, na aba Atos Municipais, e no quadro de comunicados do CMDCA, na sede da Unica (Rua Adhemar de Barros, 60, Centro).
Veja também