Prefeitura de Arujá
Idosos do Centro Dia cultivam horta na unidade
26-02-2019
O contato com a natureza pode gerar diversos benefícios à saúde, entre eles a melhora da qualidade de vida, bem-estar, redução de estresse, resgate da autonomia e do equilíbrio interior. Por conta disso, o Centro Dia do Idoso acrescentou o cultivo de uma horta às atividades dos frequentadores da unidade.
   
Nos últimos dias, os idosos puderam plantar mudas de folhas e verduras no local. Feito sob a supervisão da equipe do núcleo e do biólogo e educador ambiental Denis dos Santos, o plantio rendeu muito entusiasmo, já que a cultivação da terra propicia um senso de utilidade e remete a lembranças de suas experiências.
   
Para a coordenadora da unidade, Maria Angélica Fernandes, a atividade ajudará nos ganhos cognitivos e de autonomia dos idosos: “O manuseio da horta permite que eles tenham contato direto com a terra, resgatem os cinco sentidos (visão, tato, audição, olfato e paladar) e aumentem a capacidade de produção, evitando o sedentarismo”.
   
Já para a secretária de Assistência Social, Maria Luzia Bortone Salles Couto, a iniciativa complementará a programação oferecida rotineiramente no Centro Dia: “Essa nova prática proporciona momentos de integração ao grupo e, além de relaxar, eleva a autoestima dos idosos”.
   
Serviço

O Centro Dia atende idosos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, semi-dependentes e que estejam cadastrados no Centro de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS). No espaço são oferecidas, de segunda a sexta-feira, práticas socioeducativas e atividades planejadas pela equipe.
   
Outras informações podem ser obtidas no telefone 4651 3293.
Veja também