Prefeitura de Arujá
Iniciativa leva saúde bucal às escolas
16-05-2018
Uma parceria entre as Secretarias de Educação e de Saúde com a Universidade Braz Cubas (UBC) e a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) está levando orientações, avaliação odontológica e tratamento bucal aos alunos da rede municipal de ensino.

Os trabalhos são coordenados pelo dentista Roberto Cury, do programa de Saúde Bucal, e contam com a dedicação do profissional de odontologia Felipe Fanganielo Dinis.

Nesta quarta-feira (16/05), 37 alunos da Escola Municipal Júlia Mitie Mine, no Jordanópolis, que já haviam passado por orientação, foram levados para a UBC, em Mogi das Cruzes, para iniciar o tratamento, com restauração atraumática (ART). Como parte da ação, os estudantes também receberam escovas dentais.

Para o dentista Felipe Dinis, que está realizando as visitas periódicas nas escolas e a triagem bucal para avaliar as condições de saúde, é preciso que as crianças aprendam desde cedo a forma correta de cuidar da higiene, para prevenir problemas no futuro.

“A escovação dentária, quando bem feita, é um dos melhores meios para se evitar a cárie e as doenças gengivais. Os alunos cujos exames apontam problemas são direcionados para tratamento odontológico, com o apoio das Secretarias de Saúde e Educação”, afirmou.

No próximo dia 30 de maio, a iniciativa vai atingir as escolas Marisa Pendeza (Jardim Rincão) e Emeia XI (Mirante). O objetivo do projeto é abranger todas as unidades da rede municipal.

“Nossa proposta é disseminar a cultura de cuidados com a saúde bucal, de forma a garantir o desenvolvimento integral das nossas crianças”, afirmou a secretária de Educação, Priscila Silva Rosa Sidorco. 
Veja também