Prefeitura de Arujá
População deve redobrar o cuidado com os raios
10-01-2018
O número de ocorrências e de mortes causadas por raios costuma aumentar consideravelmente durante o verão, época em que o calor e a umidade favorecem a formação das descargas elétricas. Por isso, a população deve tomar alguns cuidados.

Em Arujá, o cuidado deve ser redobrado, uma vez que a cidade, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é a 27ª no ranking estadual em densidade de raios, entre 645 municípios. Só no ano passado, foram 10,46 descargas por km².

Para fugir dos acidentes, especialistas recomendam evitar lugares abertos, como praias ou campos de futebol, durante uma tempestade. Como os raios utilizam o caminho mais curto e atingem o objeto mais alto, a orientação é para que, neste tipo de situação, as pessoas procurem abrigo em edificações.

Permanecer dentro de casa ou no interior de um veículo sem encostar nas partes metálicas também serve como proteção. No caso dos automóveis, os pneus funcionam como isolantes. Topo de montanhas, locais mais altos e barcos devem ser evitados, assim como árvores, postes e quiosques.

Também é aconselhável evitar celular ou qualquer aparelho de comunicação; só usar o telefone em caso de emergência; não utilizar eletrodomésticos e ficar longe da TV, se ela estiver ligada; manter distância de torneiras e canos de metal e não usar trator, motocicleta, bicicleta ou qualquer outro veículo de metal de tamanho reduzido.

O Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cerca de 70 milhões de raios atingem o país todos os anos, uma média de duas ou três descargas elétricas por segundo.

Além de causar incêndios e grandes prejuízos econômicos, esse fenômeno representa também uma ameaça à população, pois anualmente em torno de 300 pessoas são atingidas por raios, enquanto cerca de 100 acabam falecendo, o que representa 10% dos óbitos relacionados a descargas elétricas em todo o mundo.

Ocorrências causadas por raios ou em razão de temporais devem ser comunicadas ao Corpo de Bombeiros (193) ou à Guarda Municipal, por meio do telefone 4655 1425.

---

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

comunicacao.aruja@gmail.com



Veja também